Já adotou a teleconsulta? Dicas para melhorar a experiência digital do seu paciente

A saúde, assim como outros segmentos do mercado, está passando por uma grande transição na forma de entregar seus produtos e serviços, adotando modelos híbridos de negócio. Em um contexto cada dia mais digital, é necessário investir em inovação e tecnologia para manter sua posição no mercado e melhorar a experiência digital dos seus pacientes.

A teleconsulta foi uma dessas alternativas tecnológicas que possibilitaram a conexão entre médicos e pacientes durante as medidas protetivas contra o avanço do coronavírus, como o distanciamento social, o que permitiu a continuidade dos cuidados com a saúde e evitou impactos maiores nas receitas de clínicas e consultórios médicos. 

Já adotou a teleconsulta? Ou está pensando em aplicar neste momento? É uma ótima opção para agregar valor e trazer mais comodidade para o atendimento do seu cliente. Por isso, neste artigo iremos trazer algumas dicas para melhorar a experiência digital do seu paciente. Confira!

6 dicas para melhorar a experiência digital do seu paciente

1. Proporcione para o paciente facilidade no agendamento 

É importante disponibilizar para os pacientes canais de fácil acesso e rápido atendimento. Se você está realizando consultas remotas, uma ferramenta como o agendamento online proporcionará mais fluidez na jornada do paciente até a consulta.

Além disso, você pode divulgar o link do seu agendamento no seu site e redes sociais e o paciente poderá completar sozinho, sem a necessidade de uma secretária, a marcação da sua avaliação ou consulta.  

A segunda etapa importante após o agendamento, é o pagamento. O QuarkClinic disponibiliza para você o agendamento com pagamento online, e o seu cliente poderá escolher entre pagar através do boleto, transferência ou cartão de crédito!

Veja como funciona no vídeo abaixo:

2. Enviei notificação automática por e-mail fornecendo instruções para o atendimento virtual 

Outra ótima dica é configurar no módulo CRM uma mensagem automática após o agendamento do paciente com instruções claras de como proceder na hora de acessar o ambiente de atendimento.

Você pode orientá-lo informando que ele pode acessar pelo computador, celular ou diretamente pelo App do QuarkClinic. Sugerir que ele se conecte em um ambiente calmo, sem barulho ou distrações e que prepare-se 10 minutos antes para não atrasar, por exemplo. 

Mas é sempre importante lembrar de confirmar a consulta com o paciente até 48h antes, assim poderá diminuir o percentual de faltas.

3. Envie a prescrição do seu paciente por SMS, WhatsApp ou E-mail

A receita digital é uma ferramenta essencial para o seu dia a dia realizando atendimentos virtuais, pois ela fornece inúmeros benefícios como: informações claras e precisas, facilidade no acesso, redução do uso do papel e até conexão com as farmácias mais próximas!

Você pode enviá-la para o seu paciente de qualquer lugar! Veja aqui como é fácil usá-la.

Mas fique atento! Para que os seus pacientes possam adquirir os medicamentos na farmácia é necessário que a receita esteja assinada digitalmente. Para isso, você precisa adquirir um certificado digital de pessoa física.

4. Invista em um sistema de gestão que possua a telemedicina integrada ao prontuário

É importante avaliar no mercado os sistemas de gestão que ofertam um prontuário integrado com a Telemedicina e, assim, facilitam o contato com o paciente e o acesso e registro de informações no prontuário, já que tudo é realizado em uma mesma plataforma!

Muitos profissionais utilizam plataformas de comunicação como o Skype, Zoom, WhatsApp e Skype para realizar os seus atendimentos e tirar dúvidas dos pacientes, mas elas não fornecem a segurança e praticidade satisfatória para lidar com informações e dados sensíveis do paciente. 

Tanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) responsabilizam as clínicas pela segurança dos dados dos pacientes. Por isso, é importante buscar sistemas especializados na área.

5. Tenha uma boa conexão com a internet e escolha um ambiente adequado

É muito importante  separar um ambiente adequado para realizar os seus atendimentos, espaço iluminado, confortável, protegido de ruídos externos e com as ferramentas necessárias para conversar e anotar as informações do paciente. 

Ter um espaço de trabalho definido vai ajudá-lo a ser produtivo e eficiente durante o seu dia a dia. E para que o atendimento remoto seja um sucesso, é importante ter uma boa conexão com a internet. Escolha um bom provedor e você pode testar a velocidade da sua internet no Speedtest.

6. Seja atencioso e foque no paciente

Diferente de uma interação presencial, o relacionamento virtual precisa de uma adaptação na forma de comunicação. Uma dica bacana é utilizar artifícios de comunicação visual, como um aceno com a cabeça de afirmação positiva, já que pode acontecer das chamadas terem um atraso sutil entre o momento que o paciente fala e o áudio que você recebe.

Esteja sempre atento ao que o paciente fala e seja simpático, você pode “quebrar o gelo” na primeira consulta chamando o paciente pelo primeiro nome, perguntando de onde ele é, como ele chegou até você e em seguida tratar das queixas dele, por exemplo.

O que achou das dicas? Inicie agora o seu atendimento remoto com uma ferramenta completa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *