Marketing pessoal para médicos: como construir uma imagem de referência

O  marketing pessoal para médicos é um conjunto de estratégias que está relacionado com o fortalecimento da imagem profissional, construção de marca e do comprometimento junto aos seus pacientes. 

O marketing pessoal é muito importante para construir uma imagem de referência e de confiança na mente dos seus pacientes e potenciais clientes. Ele poderá agregar ainda mais valor à oferta dos seus serviços e ajudar na fidelização dos seus pacientes. 

Sabemos que há muita discussão acerca da propaganda para os profissionais de saúde, mas, naturalmente, ela não pode ser realizada de qualquer forma e tem que seguir os limites éticos, sempre com transparência, qualidade, cuidado e honestidade para com os seus pacientes.

Continue lendo e descubra como conquistar mais destaque no mercado.

O que é o marketing pessoal médico?

Ao contrário do marketing tradicional que é realizado para promover uma empresa e seus produtos e serviços, no marketing pessoal é destacado as qualidades e os diferenciais do profissional para que ele seja posicionado como uma referência, alguém que passa credibilidade e confiança.

E é nesse intuito que o marketing pessoal para médicos vai atuar, construindo uma imagem de referência na sua área, para o mercado e, principalmente, para os seus pacientes. Isso permitirá você criar com mais facilidade a conexão com o seu público e atrair novos clientes organicamente.

Qual a importância do marketing pessoal para médicos?

Em um mercado tão amplo e com vários profissionais atuando, é importante que você “venda” uma imagem positiva do seu trabalho para o público. Dessa forma, irá conseguir atrair mais pacientes, que serão indicados pelos seus clientes satisfeitos ou pelos usuários que visualizarão os excelentes comentários e as boas avaliações a seu respeito na internet e já marcarão o seu horário!

O marketing pessoal para médicos é muito importante para que possa destacar os seus diferenciais, como funciona o seu atendimento, benefícios disponibilizados para os pacientes, tecnologias modernas utilizadas nos tratamentos e capacitações realizadas pelo profissional e a sua equipe. Tudo isso agrega na imagem do médico e do seu negócio!

Outro ponto relevante ao utilizar essa estratégia é que ela passa mais confiança e autenticidade para os seus pacientes, já que eles terão acesso a várias fontes de informação sobre o seu atendimento e poderão ver o seu empenho profissional. 

Você também pode trabalhar o marketing de relacionamento, tirando dúvidas, interagindo, postando conteúdos relevantes e ao disponibilizar canais de atendimento direto para sua clínica ou consultório nas plataformas digitais!

Dicas de marketing pessoal para médicos

Existem várias estratégias que você pode utilizar para construir uma presença forte, muitas delas já foram ligeiramente mencionadas neste artigo, mas vale o reforço!

Fique de olho nas normas do CFM

É importante ficar atento ao código de ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) na hora de definir quais estratégias irá aplicar para que não haja nenhuma infração. É vedado algumas ações, entre elas:

  • Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico;
  • Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente;
  • Participar de anúncios de empresas comerciais, qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão;
  • Não podem ser divulgados os preços de tratamentos médico;
  • Não se pode anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no CFM;
  • Em qualquer especialidade, não se deve prometer resultados ou garantias de tratamento.

Esteja sempre atualizado com as tendências na saúde

Nossa outra dica é sempre se manter atualizado e por dentro das novidades na sua área, realizar cursos, especializações. É importante também buscar mais informações que não fazem parte da área da saúde, como gestão, finanças, relacionamento com o cliente e marketing!

Mantenha um relacionamento contínuo e atencioso

Para nutrir o relacionamento com os seus clientes, você pode utilizar ferramentas de gestão que vão otimizar seu tempo e realizar os contatos de forma automática como a confirmação de consultas e procedimentos por e-mail e SMS, o módulo CRM para realizar disparos personalizados para os seus pacientes, lembrando-os do orçamento ou de  responder uma pesquisa de satisfação, por exemplo. 

Outra grande vantagem é ofertar o agendamento online para mais comodidade e facilidade do paciente ao agendar uma consulta, exame ou retorno, você pode disponibilizar o link nas redes sociais e site!

Tenha presença digital

As mídias sociais, sites e buscadores são ótimos canais para ganhar visibilidade, divulgar os seus serviços e relacionar-se com o público. Você não precisa estar em todas as plataformas, apenas nas que estão alinhadas com as suas estratégias.

Descubra mais sobre o marketing médico em nosso outro artigo, clique aqui.

Você pode utilizar o LinkedIn, por exemplo, para criar networking, realizar conexões profissionais. O YouTube para gerar engajamento e fornecer conteúdo de qualidade, o Facebook para divulgar os seus serviços e o Instagram para fortalecer a sua marca. 

Lembrando que é importante estar no Google Meu Negócio para que os seus pacientes encontrem a sua clínica ou consultório com facilidade na busca orgânica e se tiver um site, você transmitirá ainda mais credibilidade, ele será a extensão digital do seu trabalho e geralmente é o primeiro ponto de contato dos seus clientes.

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