Atendimento híbrido: como aplicar na sua clínica ou consultório?

O atendimento híbrido nada mais é que a união das formas de atendimento médico presencial e remoto, elas se complementam. Daqui para frente, será muito comum essas duas modalidades coexistirem e é necessário saber conciliar esses dois formatos para que o seu negócio cresça e ganhe destaque no mercado. 

A pandemia do coronavírus trouxe muitas transformações na forma de atendimento de vários setores, principalmente na saúde. As clínicas, hospitais e consultórios precisaram buscar recursos tecnológicos para continuar prestando assistência aos seus clientes, profissionais de saúde tiveram que se adaptar e o atendimento digital passou a ser cada vez mais uma tendência.

Em muitos casos a assistência médica provida pelas conexões virtuais é excelente, além de mais conveniente e barata que o atendimento presencial, mas existem momentos e situações que ela é apropriada. Porém, o atendimento presencial não pode ser descartado, ele continua sendo importante para estabelecer o vínculo com o paciente e para a avaliação clínica. 

O atendimento híbrido aparece no cenário como uma opção excelente para proporcionar uma experiência positiva ao paciente e garantir um acompanhamento mesmo estando distante. É uma forma de levar as vantagens do digital para o seu atendimento presencial.

Como iniciar o atendimento híbrido na minha clínica ou consultório? 

Antes de tudo, é muito importante contar com ferramentas tecnológicas, como um software médico, que vai oferecer várias funcionalidades como a prescrição digital, a telemedicina, prontuário personalizável e o agendamento online, itens fundamentais para iniciar o seu atendimento híbrido e facilitar o seu dia a dia.

Não menos importante, trata-se de organizar os seus horários e definir o tempo da sua agenda que vai ser destinada às consultas virtuais e presenciais. Por exemplo, você pode usar o momento de interação digital para acompanhar o tratamento do paciente, ouvir suas queixas, dúvidas e avaliar se requer uma avaliação física ou exames. É uma maneira de garantir um atendimento mais próximo e personalizado, e de só encaminhar o paciente para clínica se for necessário.

Você pode usar a ferramenta da teleconsulta, por exemplo, para fazer uma primeira avaliação com um novo paciente e passar algumas orientações, entender se a sua especialidade é a mais indicada para o tratamento dele e verificar se é uma situação de urgência, no qual já pode direcioná-lo para sua clínica ou consultório para uma análise mais detalhada.

Disponibilize o agendamento online tanto para as consultas presenciais quanto remotas nas redes sociais, site, WhatsApp e etc. e use os benefícios do prontuário para personalizar a sua ficha clínica e facilitar o seu atendimento. Caso o paciente não possa se deslocar até o local de atendimento para pegar uma nova receita, envie a prescrição via sms ou e-mail e assine digitalmente para não ter problemas na hora da compra.

Por último, estabeleça um atendimento humanizado, sempre prezando pelo cuidado e empatia para com o paciente. Isso é algo muito importante, pois ele se sentirá acolhido e, com certeza, se tornará um cliente fiel! 

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