5 passos para uma gestão médica de excelência

Sabemos que a eficiência na gestão médica impacta diretamente na qualidade e no atendimento de excelência para os pacientes. A gestão é o pilar das organizações e através dela é possível gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias alinhados em um objetivo comum.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, é muito importante estar atento ao gerenciamento dos vários setores, otimizar e flexibilizar processos. Por isso, neste artigo, você verá cinco passos para uma gestão médica de excelência na sua clínica ou consultório!

Não perca os números de vista

A gestão financeira é o motivo de muitas empresas fecharem as portas nos primeiros anos de atividade. Não há nem muito o que falar sobre a importância que essa área tem para que sua organização cresça sustentavelmente. 

Dessa forma, é crucial que você tenha controle sobre os caixas, contas a pagar e receber, dos repasses para os profissionais que trabalham na clínica, relatórios sobre o faturamento, controle do estoque. Todas essas informações são muito importantes para você monitorar as finanças.

Um software de gestão vai te possibilitar ter esse controle em um só lugar e não vai precisar ficar alimentando planilhas. Para ter um controle financeiro ainda mais avançado e facilitar a vida do seu contador, você  também pode investir em um sistema de gestão financeira, que vai entregar funcionalidades como plano de contas, DRE, fluxo de caixa, nota fiscal e etc. 

Capacite e motive a sua equipe

Um ponto chave para o sucesso do sem empreendimento são as pessoas, pois são elas que estão no dia a dia desempenhando as suas atividades fazendo com que a “roda gire”. Elas têm um papel de destaque e estão na linha de frente do atendimento com os seus clientes, e assim como eles você deve encantá-los todos os dias!

É muito importante investir em capacitação para os seus funcionários para que saibam manusear qualquer ferramenta tecnológica e estejam preparados para qualquer intercorrência médica. Assim como, definir os seus papéis e a sua participação nos processos.

Outro ponto necessário para sua gestão médica é a motivação e o trabalho em equipe, é como diz o ditado: “uma andorinha só não faz verão”. Ter uma equipe que trabalha entrosada, alinhada e que acredita no propósito da organização pode garantir resultados muito positivos.

Preze pelo conforto e conveniência do paciente

Este ponto é muito importante para garantir que o paciente retorne a sua clínica. A questão chave aqui é escutar, escute o seu paciente, peça feedbacks, descubra o que ele tem achado da clínica, do atendimento e etc. Essas informações são de grande importância para você realizar melhorias e pensar em estratégias para captar outros clientes.

Utilize ferramentas que possam facilitar o contato dele até vocês, por exemplo, como o agendamento online no qual o paciente pode marcar uma consulta sem a necessidade de ligar para a clínica. Disponha de serviços como a teleconsulta, em que o paciente pode ser atendido de qualquer lugar apenas utilizando um computador ou celular com acesso à internet. Isso mostrará os diferenciais no atendimento!

Por último, mas não menos importante, mantenha a clínica organizada, bem higienizada, ofereça um café ou água enquanto o paciente espera ser atendido, pense nos pequenos detalhes que possam fazer ele se sentir mais acolhido e à vontade.

Adote tecnologias que agreguem valor 

O que seria da gestão médica hoje sem tecnologias que pudessem facilitar a vida dos profissionais que atuam na saúde?

Hoje em dia existem várias soluções no mercado que podem te ajudar a otimizar processos, armazenar e controlar dados, auxiliar na gestão de uma forma geral ou no atendimento médico, entre várias outras. O QuarkClinic, por exemplo, é uma solução em nuvem para a  gestão completa de clínicas, policlínicas e consultórios. Você pode saber mais clicando aqui!

Muitos são os benefícios proporcionados por estas ferramentas e elas vêm contribuindo para o sucesso na gestão de várias empresas. Além disso, vem permitindo que os profissionais de saúde foquem no que realmente importa, o cuidado com os seus pacientes!

Quem não é visto, não é lembrado!

Não podemos esquecer da importância do marketing na gestão médica, hoje essa área é essencial para qualquer empresa, não apenas para fazer publicidade e campanhas, mas para conhecer o seu público e construir o relacionamento da marca com o cliente. Porém, é como diz o título deste tópico, esteja visível para o seu público!

Mas como fazer isso? Você pode começar criando redes sociais para o seu negócio e começar a divulgar, além dos seus serviços, conteúdos relevantes para os seus pacientes. Neste canal, você pode tirar dúvidas, conversar com o público, disponibilizar informações dos atendimentos, mostrar suas instalações e etc. 

Utilize o Google Meu Negócio para colocar a sua clínica no “mapa” dos buscadores e neste local você pode disponibilizar mais informações sobre a clínica ou consultório, serviços prestados, horários de funcionamento, um link direcionando para o site e etc. Caso queira deixar a sua presença digital ainda mais forte, invista na sua própria página da internet.

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