5 dicas para começar a transformação digital da sua clínica em 2021

Mas, afinal, o que é transformação digital? Podemos defini-la como a adoção estratégica das tecnologias digitais para a resolução de problemas, de forma a melhorar o desempenho e atingir resultados. É uma mudança estrutural e de mentalidade, pois ela irá afetar a forma como a sua empresa atua, seus processos e o relacionamento com os pacientes.

O mercado já sofre o impacto e a rapidez dos avanços tecnológicos, portanto é essencial acompanhar o surgimento das novidades no seu ramo de negócio. Essas inovações estão despontando com o intuito de atender às novas demandas e melhorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Reunimos 5 dicas valiosas que vão lhe ajudar a iniciar a transformação digital da sua clínica ou consultório. Confira a seguir!

1. Desapegue do papel e dos processos manuais

Um dos incríveis benefícios da tecnologia é a possibilidade de tornar os processos do dia a dia mais eficientes, seguros, e mais produtivos! Esqueça o gasto com papel, a pilha de fichas dos pacientes guardadas em armários e informações chaves que ficam na planilha do seu computador.

Sabemos da dificuldade inicial de nos adaptar a uma nova rotina, pois já estamos acomodados e acostumados a fazer as coisas da mesma forma. Na correria do dia a dia não paramos para avaliar qual é o esforço aplicado para realizar determinada atividade e se é realmente efetivo, otimizado e producente.

2. Avalie os seus processos

Avalie os seus processos, identifique os gargalos que há na operação e que afetam diretamente os resultados do seu negócio e a experiência do paciente. Busque ferramentas tecnológicas que podem solucionar estes problemas, como o QuarkClinic, sistema de gestão que permite o fácil acesso e registro das informações de maneira fácil, rápida e a qualquer hora e lugar!

Além de contar com várias funcionalidades como a telemedicina, agendamento online, módulo CRM, e várias outras, o QuarkClinic possui integrações com outras soluções como o RD Station, Memed e Jalis.

Descubra mais sobre a prescrição digital Memed! Clique aqui.

3. Conheça novas tecnologias

Outra dica importante, é estar antenado com as novidades tecnológicas que surgem todos os dias no mercado. Acompanhar o que vem sendo desenvolvido e aplicar o que faz sentido para o seu negócio, vai proporcionar uma experiência única no seu atendimento.

A transformação digital na saúde já marca presença na vida das organizações, profissionais de saúde e pacientes, desde aplicativos para monitoramento da saúde que podem ser baixados em seus smartphones a procedimentos cirúrgicos realizados com o auxílio de robôs.

4. Capacite a sua equipe

É muito importante que a sua equipe esteja preparada para fazer o melhor uso da tecnologia. Saber manusear e ter os conhecimentos básicos é essencial para o sucesso na utilização de qualquer ferramenta digital. Por isso, invista em cursos e treinamentos.

Na hora de contratar algum sistema, tire suas dúvidas, realize os treinamentos com a empresa fornecedora e aproveite todos os conteúdos disponibilizados.

5. Embarque com os pacientes na transformação digital

Use e abuse dos dispositivos que vão proporcionar mais conveniência e facilidades para o seu paciente, como, por exemplo, o WhatsApp, redes sociais e outros aplicativos.

É muito importante educá-los a respeito dos processos da clínica e sempre mantê-los informados a respeito das tecnologias que serão utilizadas no seu atendimento e na forma de comunicação. Proporcionar uma experiência positiva é a chave para manter os seus clientes fiéis e estabelecer um bom relacionamento!

Lembre-se! Apesar de todas as ferramentas tecnológicas é muito importante manter um relacionamento humanizado e personalizado com os pacientes.

Gostou? Você pode conferir o nosso outro artigo: O futuro das clínicas no pós-pandemia: conheça as tendências que vieram para ficar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *