Marketing Médico: o que é, os primeiros passos e quais estratégias aplicar

Ao longo dos últimos anos, o segmento da saúde passou por uma série de transformações e avanços tecnológicos e o surgimento de novos players no mercado tornaram o cenário cada vez mais competitivo. Além disso, os pacientes estão cada vez mais exigentes e criteriosos sobre os estabelecimentos e profissionais de saúde que vão atendê-los.

Nesse sentido, surgem alguns questionamentos: como destacar o seu negócio diante de tantas opções? Como fidelizar e atrair os pacientes para sua clínica ou consultório? A resposta para isso se encontra no Marketing Médico, através da divulgação dos seus serviços e atendimento você irá mostrar o seu diferencial, valor e oferecer a melhor experiência.

Neste post, você irá descobrir mais sobre o que é o marketing médico, quais os primeiros passos e as várias estratégias que podem ser utilizadas para trazer mais resultados para o seu negócio!

O que é o Marketing Médico?

O marketing tradicional tem o propósito de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado. O marketing médico, por sua vez, não é tão diferente, porém, não visa apenas divulgar o seu serviço. 

É um conjunto de práticas que possibilita desenvolver uma comunicação com novos pacientes, estreitar o relacionamento, proporcionar uma experiência de atendimento positiva, e assim demonstrar todo o valor e diferencial do seu trabalho. 

Além disso, não se trata de clientes e sim de pessoas que buscam tratamento e orientação médica para o trato ou prevenção de enfermidades. Por isso, é importante que toda comunicação seja clara, objetiva, séria e com informações que realmente ajude o seu público.

Os primeiros passos para um Marketing Médico de qualidade

Um marketing bem-feito cria uma relação mais estreita com seus pacientes. Assim, eles terão mais confiança no seu trabalho e reagir melhor aos tratamentos e soluções prescritas. Além de tudo isso você vai conseguir mais pacientes, se posicionará como autoridade na sua área de especialidade e poderá, por conta disso, encontrar oportunidades profissionais ainda melhores. 

A seguir, veja o passo a passo para fazer um marketing médico de qualidade para sua clínica.

  • Defina seus objetivos: para criar um plano de sucesso, você deve primeiro estabelecer quais são as metas para o seu negócio, que podem ser: conquistar novos pacientes, fidelizar os atuais, se posicionar como autoridade em sua área de atuação ou educar a sociedade. 
  • Escolha sua estratégia de marketing: existem algumas estratégias de marketing, seja o tradicional ou o digital, defina qual faz mais sentido para o seu caso.
  • Busque um parceiro capacitado: é muito importante que você busque um fornecedor que conheça sua área de atuação e que saiba trabalhar com as ferramentas adequadas para atingir o objetivo desejado. 
  • Acompanhe os resultados das suas ações: é muito importante acompanhar o progresso de cada ação realizada versus o investimento. Por isso, que o parceiro escolhido e que estiver responsável pelo marketing de sua clínica, deve ser capacitado para realizar o ROI de todas as campanhas

10 estratégias vencedoras de Marketing Médico para garantir ótimos resultados

Agora que você já definiu os objetivos para o seu negócio, já traçou sua estratégia e escolheu o seu parceiro, conheça agora 10 estratégias vencedoras de marketing médico para o seu negócio:

1. Crie uma identidade visual

Assim como grandes empresas, sua clínica ou consultório precisa de uma identidade visual forte, que gere valor e que transmita confiabilidade. A identidade visual gera um rápido reconhecimento de sua marca e será responsável por criar unidade às suas comunicações: cartão de visitas, receituário, site, redes sociais e demais materiais de sua marca.  

2. Tenha seu próprio site

Geralmente, um site é o primeiro ponto de contato entre uma clínica e um possível cliente. Por este motivo, do mesmo jeito que uma bela fachada ou recepção transmitem segurança, um bom site é fundamental para gerar credibilidade. 

Invista em um bom design responsivo, ou seja, que possa ser acessado em múltiplas plataformas, seja em mobile, desktop. Essa medida visa melhorar a experiência do usuário. Lembre-se: O site deve ser uma extensão digital do seu negócio e servir para informar e transmitir profissionalismo e confiança aos seus pacientes ou futuros parceiros.

3. Cultive o relacionamento com o paciente

Tenha um excelente banco de dados de seus pacientes e parceiros. Conheça tudo sobre eles, somente assim, você saberá como e onde investir suas ações. Com um banco de dados atualizado, por exemplo, você pode utilizar e-mails marketing para divulgar novos serviços da sua clínica e entregar conteúdos cada vez mais relevantes e personalizados. Isso faz toda diferença!

4. Compartilhe conteúdos informativos

O marketing de conteúdo é uma das principais formas de atrair pessoas hoje em dia, porque apresenta um retorno sobre investimento muito alto. Através de conteúdo que seja relevante para o tipo de pessoa que você quer alcançar, será possível conseguir a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo de verdade.

5. Seja presente nas redes sociais

Diversos profissionais da saúde, nas mais diversas áreas, já usam redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook para dar dicas de saúde. Além disso, você pode usar o calendário da saúde para divulgar conteúdos importantes, especialmente em sua área de atuação. 

Por exemplo, se você é um mastologista, aproveite o Outubro Rosa para disseminar informações relevantes sobre a saúde da mulher e a importância em realizar os exames anualmente! Não esqueça que muitos concorrentes usam as redes sociais, por isso, seja objetivo e relevante, assim você engaja seu público e vira autoridade no assunto!

6. Use o WhatsApp e o Facebook Messenger

As pessoas não querem mais perder tempo em ligações ou e-mails longos. Elas querem comodidade. Porém, assim como em outras redes sociais, é preciso tomar alguns cuidados na hora de conversar com os pacientes por esses meios. O que pode ser feito:

  • Dar dicas de saúde (caráter informativo);
  • Sanar dúvidas sobre tratamentos dos pacientes que já tenham se consultado presencialmente;
  • Divulgar procedimentos sem garantia de resultados e novos serviços da sua clínica.

7. Utilize os produtos Google

No Google Meu Negócio você pode cadastrar os dados da sua clínica como serviços prestados, horários de funcionamento, canais de atendimento e outros detalhes importantes. Já o Google AdWords ou Ads é a plataforma de publicidade do Google. 

Através deste serviço, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones. Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.

8. Faça do seu atendimento uma experiência

Fazer marketing para clínicas médicas não se trata apenas de divulgar sua empresa na internet, outdoors ou distribuir panfletos. Um dos maiores segredos para atrair pacientes para sua clínica é estimular todos os sentidos durante a jornada de atendimento, fazendo com que associações positivas sejam criadas nos subconscientes das pessoas.

Melhore o tempo de espera, crie distrações nas recepções, mantenha o ambiente limpo e organizado, ofereça algum tipo de degustação saudável, são alguns exemplos de ações que você implementar em sua clínica sem gastar muito.

9. Faça parcerias com laboratórios e demais serviços

Boas conexões são muito importantes no mundo dos negócios, quanto maior for a sua rede de relacionamentos profissionais, mais clientes virão por indicação.

10. Leia o Manual de Publicidade Médica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) criou em 2011 regras para a publicidade médica com o objetivo de impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. Também evita abusos em propagandas e publicidades, que podem levar a processos éticos-disciplinares até a cassação do CRM. Acesse o manual de publicidade médica clicando aqui.

Gostou? Deixe nos comentários qual dessas estratégias você ainda não utiliza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *