Blog

O Futuro das Clínicas no Pós-Pandemia: conheça as tendências que vieram para ficar

O ano de 2020 será marcado por grandes mudanças, nos mais variados setores, em decorrência da crise de saúde mundial que estamos enfrentando. Isso permitiu a aceleração de novos comportamentos sociais, e para várias empresas não é mais uma opção não se adaptar a esse novo contexto. 

Muitas clinicas, policlínicas e consultórios tiveram que se reinventar para manter sustentável o seu negócio, e superar este momento de crise. A tecnologia foi grande aliada para tornar possível a continuidade das atividades e trazer novos hábitos para os cuidados com a saúde dos seus pacientes. 

Fique de olho no futuro: conheça agora as tendências que vieram para ficar e que impactarão o atendimento médico e a experiência do consumidor. 

1. Um cenário cada vez mais digital

Segundo o relatório Digital 2019, da We are Social e da Hootsuite, a penetração da internet atingiu 70% no Brasil, acima da média global de 57%. Mais de 149 milhões, dos quase 212 milhões de habitantes do país, são usuários da internet.

É muito importante a presença do seu negócio no mundo digital, pois ela será o caminho para a visibilidade da sua marca, divulgação dos seus serviços e canal de atendimento para os seus pacientes. 

Por isso, é essencial ter uma conta no Google Meu Negócio e preencher todas as informações necessárias para o seu cliente encontrá-lo com facilidade no buscador. Além disso, tenha um perfil nas principais redes sociais como: o Instagram e o Facebook, para interagir com o público e compartilhar informações relevantes.  

Outro passo fundamental para consolidar a sua presença online é desenvolver o site da sua clínica. Neste ambiente poderá disponibilizar links para agendamentos, entrega de resultados de exames e local para o atendimento online, por exemplo. Também, segundo a pesquisa da We are Social com a HootSuite130 milhões de brasileiros estão no Facebook e 69 milhões no Instagram, ou seja, conquistar o seu espaço é extremamente relevante! 

Após dar check em todas essas etapas, é muito válido direcionar um pouco do seu orçamente para campanhas digitais na internet. Utilizando a publicidade digital você irá otimizar ainda mais a promoção do seu negócio e alcançar as pessoas certas, o público alvo que faz parte da sua estratégia, e será capaz de mensurar os resultados obtidos. 

2. Teleconsulta 

A teleconsulta se fez presente no Brasil com a chegada da pandemia, em contraste com diversos países que já utilizam várias práticas de assistência a distância, como Israel e Bangladesh. Ela tem como característica a consulta remota em que o médico e paciente se encontram em localizações geográficas distintas.  

Naturalmente, a avaliação presencial pelo profissional de saúde ainda será muito importante, mas é uma tendência que vem trazer praticidade para a relação médico-paciente. Investir nessa modalidade vai trazer influências diretas no acesso, experiência do paciente e custo. 

O QuarkClinic possui a teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico do paciente (PEP), fornecendo mais comodidade para o seu atendimento e registro de informações. Descubra como este recurso está ajudando a vida dos nossos usuários médicos! 

3. Prescrição Digital 

Há tempos que as prescrições digitais estão em uso no Brasil, fatores como o isolamento social, coronavírus e a telemedicina contribuíram para um salto significativo no uso da receita digital. Segundo a Memed, plataforma líder em prescrição médica digital, em março e abril de 2020 quase 25 mil médicos cadastraram-se para fazer o uso gratuito da solução. 

Essa ferramenta possibilitou inúmeros benefícios e praticidade. Entre elas estão: 

  • Facilidade no acesso; 
  • Armazenamento em nuvem e segurança das informações; 
  • Banco de medicamentos atualizados; 
  • Informações organizadas, padronizadas e legíveis; 
  • Redução de custos com papel e carimbos; 
  • Conexão com o sistema de farmácias. 

Conheça mais sobre os benefícios da prescrição digital Memed clicando aqui! 

Um estudo realizado pela KPMG, chamado Paciente como consumidor?, enfatiza que as gerações mais jovens estão cada vez mais exigentes quando se trata de conveniência, praticidade e atendimento que reflitam as suas preferências e condições. Portanto, com certeza, a prescrição digital será parte das ferramentas que só irão crescer daqui para frente! 

4. Multicanais de atendimento  

Mais uma tendência para as clinicas e policlínicas investirem é nos multicanais de atendimento, não apenas de maneira presencial, por telefone ou ferramentas sociais de comunicação como o WhatsApp, mas através do agendamento online. O mais valioso é que o paciente enxergue a possibilidade de atendimento, onde e quando eles preferirem, em uma variedade de formatos flexíveis. 

Segundo pesquisa da KPMG, 58% dos Millennials e 64% da geração X valorizam a marcação de consultas online, a ponto de interferir na escolha do prestador de serviço. Dado muito relevante, pois mostra mais um artificio para agregar valor para o seu paciente e sair na frente da concorrência. 

O relatório da KPMG ainda aponta que nos EUA já se nota outro modelo de negócio, muito utilizado por millenials e que não exige marcação prévia de consultas (walk in clinic), clínicas focadas no atendimento rápido, mais convenientes e com o menor custo para o consumidor.  

5. Atendimento domiciliar  

O atendimento domiciliar é um dos formatos do Home Care, este tipo de serviço fornece um atendimento personalizado e de acordo com as necessidades do paciente. A procura deste tipo de assistência, só cresce, principalmente, entre o público mais velho. De acordo com o estudo da KPMG, no Brasil, até 2030, espera-se que a população mais velha aumente de 17,7 milhões para 30,9 milhões. 

Optar por disponibilizar este tipo de serviço individualizado e em casa para os seus pacientes será um diferencial para o seu negócio, levando em conta que a maior parte do seu público pertença a este grupo demográfico que vem requerendo cada vez mais comodidade e bem estar nos cuidados com a saúde e expressando menos interesse em ficar em ambientes hospitalares ou de clínicas. 

Gostou? Deixe nos comentários qual outra tendência você acha que veio para ficar!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *