Tudo o que você precisa saber sobre a prescrição digital Memed!

As prescrições médicas sempre fizeram parte do nosso cotidiano, reunindo os tratamentos e orientações dos profissionais de saúde para o trato das patologias dos seus pacientes. A tecnologia proporcionou a possibilidade da prescrição física se tornar, também, digital, e várias clínicas e profissionais vêm aderindo cada vez mais essa inovação.

Muitos são os benefícios em implementar e fazer o uso das receitas digitais, viabilizando a otimização do atendimento médico, o aumento da segurança de sua prescrição e a redução de custos. A plataforma Memed, que já é utilizada por mais de 50 mil médicos, vai te ajudar a entregar ainda mais eficiência, agilidade e comodidade para os seus pacientes.

Por isso, neste artigo iremos abordar os principais benefícios do receituário digital Memed e tirar algumas dúvidas sobre esta temática! 

Os benefícios da prescrição eletrônica

A prescrição eletrônica pode lhe trazer inúmeras facilidades no seu dia a dia, evitando erros relacionados à medicação, mais clareza e organização das informações e proporcionando ao seu paciente a melhor experiência digital pós-consulta. Confira a seguir todas as vantagens!

1. Facilidade no acesso

A receita digital poder ser enviada de qualquer lugar e hora para o seu paciente, por meio de SMS, WhatsApp ou e-mail. Ela proporciona praticidade e agilidade no seu atendimento! Veja aqui como é fácil usar.

Caso o paciente perca a receita física, ele poderá acessá-la pelo celular, por exemplo, ou em uma situação que ele necessite de uma nova prescrição você poderá enviar digitalmente sem a necessidade de o paciente se deslocar para o seu consultório.

2. Armazenamento em nuvem e segurança das informações 

Todas as prescrições de medicamentos ficam salvas em nuvem e só podem ser acessadas pelos profissionais com autorização, também fica salvo o histórico dos receituários anteriores. 

O QuarkClinic é um dos softwares médicos que integra o seu sistema de prontuário eletrônico com a Memed, e disponibiliza funcionalidades específicas para os profissionais de saúde, o que garante mais segurança e facilidade no acesso aos dados do paciente.

3. Banco de dados atualizados

A Memed possui um banco de dados com cerca de 60 mil medicamentos cadastrados, e ela consegue te fornecer rapidamente o fármaco procurado, por tipo de medicamento, seja ele, industrializado, manipulado e de diversos laboratórios.

Você não precisará se preocupar em lembrar o nome de todas as opções de medicamentos, e nem dos seus preços nas farmácias! 

4. Informações claras 

O seu paciente e o farmacêutico não terão mais aquela dificuldade para entender o que está escrito na sua receita.

Com o documento digital as informações ficam claras, padronizadas e organizadas, e sem chances para confusão ou dúvida acerca dos medicamentos prescritos!

5. Redução de custos

Você reduzirá consideravelmente o consumo de papéis e carimbos na sua clínica, e isso, consequentemente, irá gerar um impacto positivo no seu orçamento, principalmente quando há um grande volume de atendimento de pacientes.

Com certeza, a receita digital será um tendência daqui para frente e o uso do papel será cada vez menor. A transformação digital não é mais uma opção e sim uma realidade!

6. Conexão com o sistema de farmácias

O sistema Memed faz a conexão com o sistema de farmácias em todo o Brasil, uma boa parte do mercado farmacêutico já é cadastrado e apto para aceitar receitas digitais.

Os pacientes poderão acessar as informações e adquirir os medicamentos direto do celular, pois o sistema encontra as farmácias mais próximas e ainda oferece desconto nas suas compras!

As principais dúvidas dos profissionais de saúde sobre as receitas digitais:

  • Como eu posso ter acesso?

Você poderá ter acesso através de plataformas específicas como a Memed, que é pioneira no mercado brasileiro e possui um banco de dados robusto e atualizado, ou através de um sistema médico para gestão de clínicas ou consultórios.

  • É possível assinar a prescrição digital? 

A resposta é: sim! Mas para assinar é necessário obter um certificado digital pessoa física no padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Atualmente, todos os tipos de certificados são aceitos na Memed, mas é preciso que a empresa seja habilitada como autoridade certificadora.

O tipo de certificação que está regulamentado para prescrição de medicamentos eletrônicos é o A3, emitido e salvo em um armazenamento na nuvem, cartão ou token (dispositivo eletrônico gerador de senhas).

  • As receitas sem assinatura são válidas na farmácia?

Para receitas que não exigem retenção por parte de farmácia, a compra do medicamento é válida mesmo sem assinatura! Para medicamentos controlados branco 2 vias e antibióticos, é obrigatório  assinatura digital na receita para que a farmácia imprima e armazene a via física, com assinatura digital.

Confira também o nosso post no instagram sobre a integração com a Memed: Clique aqui! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo 😉

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *