Blog

CID 10 em laudos e atestados médicos? Saiba mais

Ao deparar-se com seu laudo e atestado médico, você já encontrou um código escrito com letras e números? Se perguntou o que é e para que serve? Esse código refere-se a um diagnóstico internacional de alguma patologia e ajuda os médicos a procurarem um melhor tratamento.

Mas, o que significa, onde achar e qual sua importância no cotidiano desses profissionais? Aprovada em 1990, a CID 10 é a décima versão de um manual de Classificação Internacional de Doenças, organizada e publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de estabelecer um padrão e catálogo com informações sobre sintomas, sinais, queixas, anormalidades, contextos sociais e fatores externos em relação a demandas de doenças.

É de extrema importância na hora de identificar e analisar enfermidades, com a finalidade de ajudar no diagnóstico, garantindo assim um tratamento adequado para os pacientes. Esse manual já foi traduzido para cerca de 43 idiomas e está presente atualmente em mais de 115 países.

O Sistema Único de Saúde disponibiliza todas as informações sobre a CID 10 neste link. A CID é revisada e atualizada durante um período e a nova versão entrará em vigor em 2022.

O catálogo otimiza o levantamento de dados estatísticos e também auxilia a formulação de softwares de gestão de clínicas médicas. Com a tecnologia obtendo mais espaço na área da saúde, esses softwares especializados oferecem ferramentas online e off-line para facilitar os serviços, visando também acelerar o processo de investigação diagnóstica e tratamento da doença. 

O software com a melhor relação custo-benefício do mercado é o QuarkClinic. Uma das funcionalidades do sistema para os profissionais é a possibilidade de consultar pelo nome e pelo código o diagnóstico dos pacientes de forma mais segura e completa.

Gostou? Agende agora uma demonstração grátis!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *